O rio Paraguai é um curso de água da América do Sul que percorre Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. Principal afluente do rio Paraná e um dos mais importantes da bacia do Prata, o rio Paraguai nasce no município de Alto Paraguai, no estado brasileiro de Mato Grosso, atravessa brevemente a Bolívia, atravessa o Paraguai e, em seu trecho final, serve de divisa entre este último e a Argentina, até desaguar no rio Paraná em frente à cidade argentina Isla del Cerrito.
É a principal artéria fluvial da região, principalmente no Paraguai, onde ele banha a capital Assunção. Sua sub-bacia do rio Paraguai, parte da bacia hidrográfica do Rio da Prata, conta com uma superfície de 1 170 000 km² e está entre as 20 maiores do planeta.
Tem uma extensão total de 2 695 km, o que também a coloca entre os 40 maiores rios do mundo. Seu curso superior forma, em grande parte, as maiores zonas úmidas do continente americano – os Banhados de Otuquis e o Grande Pantanal –, atuando como um gigantesco regulador de seu fluxo e, por sua vez, do fluxo do rio Paraná.
Estive no Rio Paraguai na altura de Villeta, uma cidade considerada a cidade industrial e portuária do país, localizada a 33 km de Assunção. Minha visita ao Paraguai foi para mais uma viagem internacional do Fala Carlão, desta vez conhecendo as instalações da fábrica da Tecnomyl na cidade.