O curso de gastronomia em comemoração dos 10 anos do curso, no mês de setembro teve a aula inaugural Atuação em gastronomia: comprometimento e profissionalismo. A programação foi promovida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), no auditório do prédio Reverendo Wilson, do campus Higienópolis, e contou com a presença do Chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó – Bar & Restaurante.
“É importante discutir como a gastronomia articula e dialoga com diversas áreas”, frisa a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Camila Landi. “Casamos o início do ciclo de comemorações dos 10 anos de Gastronomia no Mackenzie com a presença de uma personalidade que tem um trabalho social emblemático. A aula inaugural tem um caráter educativo, por isso deve ter representatividade com o momento atual”, completa.
Ainda segundo a coordenadora, a escolha do Chef Rodrigo Oliveira se deu em memória de sua presença na primeira aula inaugural do curso de Gastronomia, realizada em 2012. Para a abertura do evento, foi convidado o capelão universitário, reverendo José Carlos Piacente Junior, que refletiu durante o momento devocional sobre a importância do conhecimento plural que a temática da aula abordou.
Estive presente no Laboratório de Gastronomia do Mackenzie participando da celebração dos 10 anos do Curso de Gastronomia para a Série Especial do Fala Carlão: Agro & Alimento.
Famosa localização no centro de São Paulo, talvez não seria famosa caso Caetano, em seu momento de residência pela cidade, não tivesse escrito em uma de suas letras todo o seu estranhamento e contentamento por esse ambiente de concretos, edifícios e esquinas:
“Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João”
Passou-se o tempo, mas algo ficou. Os edifícios continuam ali, de concreto armado. Talvez possam haver mais carros, mas há também bares, lojas e outros centros de lazer.
Estive recentemente bem pertinho do cruzamento, hospedando no Hotel Marabá que fica na Avenida Ipiranga, em uma estadia breve na cidade de São Paulo para tratar de negócios.
O rio Paraguai é um curso de água da América do Sul que percorre Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. Principal afluente do rio Paraná e um dos mais importantes da bacia do Prata, o rio Paraguai nasce no município de Alto Paraguai, no estado brasileiro de Mato Grosso, atravessa brevemente a Bolívia, atravessa o Paraguai e, em seu trecho final, serve de divisa entre este último e a Argentina, até desaguar no rio Paraná em frente à cidade argentina Isla del Cerrito.
É a principal artéria fluvial da região, principalmente no Paraguai, onde ele banha a capital Assunção. Sua sub-bacia do rio Paraguai, parte da bacia hidrográfica do Rio da Prata, conta com uma superfície de 1 170 000 km² e está entre as 20 maiores do planeta.
Tem uma extensão total de 2 695 km, o que também a coloca entre os 40 maiores rios do mundo. Seu curso superior forma, em grande parte, as maiores zonas úmidas do continente americano – os Banhados de Otuquis e o Grande Pantanal –, atuando como um gigantesco regulador de seu fluxo e, por sua vez, do fluxo do rio Paraná.
Estive no Rio Paraguai na altura de Villeta, uma cidade considerada a cidade industrial e portuária do país, localizada a 33 km de Assunção. Minha visita ao Paraguai foi para mais uma viagem internacional do Fala Carlão, desta vez conhecendo as instalações da fábrica da Tecnomyl na cidade.
1835 é o ano da Revolução Farroupilha. É o ano em que o Brasil percebeu o Rio Grande do Sul e a nossa vocação da luta pela liberdade. O 1835 Carne e Brasa nasce do respeito à ancestralidade. Da vontade de criar um símbolo da carne feita na brasa para o nosso estado.
Com Bar e Mirante Laje, o Dezoito 35 fica localizado na cidade de Canela, RS e conta com uma vista excepcional das serras gaúchas.
Após a longa semana em Esteio, Canela foi a opção de descanso do final de semana.